Seu perfil nas redes sociais pode fazer (ou acabar com) sua contratação — veja os bastidores dos RHs

Seu perfil nas redes sociais pode fazer (ou acabar com) sua contratação — veja os bastidores dos RHs (1)

Você já imaginou que sua presença nas redes sociais pode ser decisiva em uma seleção de emprego? O que antes era apenas um espaço para compartilhar fotos e momentos virou, nos bastidores dos departamentos de recursos humanos (RH), uma importante fonte de avaliação de candidatos. Empresas estão de olho em como você se comunica, em seus valores e até em pequenos detalhes do seu comportamento online.

Por que as redes sociais se tornaram tão relevantes nos processos seletivos?

Hoje, uma simples busca pelo nome do candidato já oferece ao RH um panorama sobre quem é aquela pessoa fora dos poucos minutos de entrevista. Segundo uma pesquisa do CareerBuilder, mais de 70% dos recrutadores afirmam usar redes sociais para ajudar a escolher seus novos colaboradores. E esse número tende a crescer ano a ano.

Empresas inovadoras usam essas ferramentas para entender se o perfil do jovem está de acordo com a cultura da organização, se há coerência entre o que ele diz e pratica e como ele lida com opiniões divergentes, diversidade e até críticas. Saiba mais sobre o que empresas buscam lendo “O que toda empresa precisa saber sobre a nova geração de profissionais”.

O que pode valorizar (ou prejudicar) seu perfil online?

  • Coerência entre discurso e atitude: Falar sobre ética, inclusão ou trabalho em equipe e agir da mesma forma nas redes é um ponto alto.
  • Comunicação respeitosa: Comentários agressivos, fake news ou desinformação podem afastar recrutadores.
  • Privacidade: Fotos e posts muito polêmicos, mesmo que em contextos pessoais, podem ser usados para julgamentos.
  • Rede de contatos: Conexões com empresas, projetos sociais e profissionais (especialmente pelo LinkedIn) demonstram engajamento e interesse real no crescimento profissional.

Como os RHs avaliam os bastidores digitais dos candidatos?

Além de analisar os perfis públicos, empresas conferem postagens antigas, grupos de interesse e até os comentários deixados em outras páginas. Compartilhar conquistas, projetos e aprendizados pode contar pontos, assim como evitar exposições desnecessárias — principalmente para quem está construindo uma reputação profissional.

Os bastidores dos RHs também mostram um movimento de valorização da originalidade. Jovens que produzem conteúdo positivo ou abordam temas da área em que buscam vagas são vistos como mais engajados e preparados. Leia mais em “Você tem isso? É o que toda empresa procura e nenhum diploma ensina”.

Dicas práticas para fazer o seu perfil trabalhar a seu favor:

  • Revise suas publicações antigas e, se necessário, ajuste configurações de privacidade.
  • Siga e interaja com o Instituto Formar no InstagramFacebook e LinkedIn — mostrando interesse real pelo universo profissional.
    • Alimente o seu perfil com atividades acadêmicas, voluntariado ou participação em projetos sociais.
    • Evite temas polêmicos ou discussões negativas públicas, especialmente durante processos seletivos.

    Importância de construir sua marca pessoal desde cedo

    Construir uma boa imagem digital é uma estratégia que só traz benefícios. Ainda que você não busque uma vaga imediatamente, mantenha-se alinhado aos valores do mercado, compartilhe aprendizados e seja uma referência entre seus colegas. Empresas parceiras do Instituto Formar costumam pesquisar o nome dos candidatos nas plataformas antes de programar entrevistas finais.

    Mais conteúdos para entender o que valorizar no seu perfil:

    Fique de olho nas oportunidades com o Instituto Formar

    Acompanhe vagas, eventos e dicas nas redes oficiais, tire dúvidas pelo WhatsApp, e inscreva-se no canal do YouTube do Instituto Formar para conteúdos atualizados de empregabilidade e dicas comportamentais.

    Conclusão

    No mercado atual, o que você publica nas redes sociais é quase tão importante quanto seu currículo. Use suas plataformas a seu favor, inspire outros e fortaleça o seu nome entre as empresas mais inovadoras do país.

    Compartilhe:

    Agente de Integração para Estágio, Aprendiz e Recrutamento e Seleção.

    Nos encontre aqui: